A ANSIEDADE QUE ATRAPALHA
O que fazer com aquela sensação que a qualquer momento, tudo pode desmoronar? E mesmo quando trabalhando até altas horas, temos a impressão de que não demos conta de tudo? Quando estamos cansados, mas não conseguimos dormir, porque nossos pensamentos não deixam?
Isso normalmente acontece quando a ansiedade atinge um nível inaceitável, gerando preocupações excessivas em relação a tudo, medo de que as coisas não ocorram como o desejado e pensamentos negativos do tipo “eu não vou dar conta”, ou “eu não posso errar” em várias situações. A ansiedade em demasia além de causar sofrimento para a pessoa, muitas vezes o torna intolerante, impaciente e irritado.
Recebo muitos pacientes bem sucedidos profissionalmente, que apesar de ter tudo o que sempre desejaram na vida, não consegue sentir felicidade e nem tão pouco relaxar e usufruir do que possuem. Parece que se eles não estiverem em alerta o tempo todo, algo vai acabar dando errado. Muitos deles, vieram de uma infância difícil e conquistaram um status almejado por muitos, porém vem pagando um preço alto por isso. Normalmente, essas pessoas são perfeccionistas, que se exigem um desempenho perfeito em todas as coisas e tem a necessidade de controlar tudo a sua volta.
A maioria torna-se um “workaholic”, fazendo do trabalho sua principal razão de viver. A pessoa não relaxa e tem dificuldade de administrar o tempo entre trabalho e lazer, deteriorando sua qualidade de vida e também daqueles que o cercam. Entre as conseqüências estão cônjuges insatisfeitos, filhos carentes, sem falar em problemas de saúde como uma úlcera ou um enfarto.
O que fazer então? Terapia pode ser uma boa opção. A Terapia Cognitiva é a terapia que tem se mostrado mais eficaz no tratamento da ansiedade patológica, diminuindo os sintomas e melhorando a qualidade de vida. É uma psicoterapia breve, cientificamente comprovada, focada nos problemas atuais que utiliza uma variedade de técnicas para mudar os pensamentos disfuncionais que estão causam sofrimento.
Christianne Maia é Terapeuta Cognitiva e Neuropsicóloga especializada pelo HC- FMUSP