NOSSAS METAS
Todo ano que inicia, fazemos novos planos, promessas de coisas que queremos realizar ou modificar em muitas áreas de nossa vida. No entanto, na maioria das vezes, não alcançamos o sucesso desejado o que nos deixa frustrados. Nestes casos, tentamos arranjar desculpas para o fracasso, como por exemplo, falta de tempo ou simplesmente deixamos aquela vontade de lado, na esperança de um dia quem sabe, conseguir.
Antes mesmo de realizarmos nossa "listinha" de início do ano, precisamos pensar em algumas coisas fundamentais para que nossas metas se realizem. Dentre elas gostaria de destacar duas que considero importantes: a primeira é refletir sobre o que realmente queremos de fato e a segunda é se nossas metas são viáveis, isto é se temos condições de alcançar o que estamos almejando.
Parece uma pergunta simples de responder, porém se paramos para pensar aonde queremos chegar e o que desejamos de fato, muitas vezes, não sabemos responder. Buscamos ideais prontos, vendidos na mídia do que uma pessoa deve fazer, sem mesmo questionar se gostamos daquilo. Um exemplo disso é quando você diz que precisa começar a fazer academia, mas os meses passam e você não vai. Se o que você idealizou não está acontecendo, você precisa identificar qual é o problema. Eu quero ir à academia? Qual a minha meta? Eu gosto de academia ou posso escolher outra atividade mais prazerosa para mim? Qual a minha motivação para ir? É importante para mim?
Esse é só um exemplo, mas o que precisamos pensar é que muitas coisas que nos propomos a fazer, nem sequer foi uma escolha autentica. Quando realmente queremos algo, vamos atrás. Se não estamos tendo sucesso, é momento de parar e questionar nossa escolha, ao invés de ficar lamentando algo que não estamos conseguindo fazer.
O segundo passo antes de colocar uma meta nos seus planos é verificar se você tem condição de realizá-la e se você está disposto a pagar o preço exigido por ela. O otimista realista, diferente do sonhador, busca aquilo que é viável para ele, isto é, não adianta querer o título de miss universo, se você tem quarenta anos. Metas irrealistas, só contribuem para aumentar nossa crença de incapacidade.
Por último, depois que você verificou se sua meta é realmente o que você quer e tem condições de realizá-la, é preciso acreditar. Não basta querer e poder, se você tiver pensamentos negativos do tipo "eu não vou conseguir". Se isso estiver acontecendo, está na hora de você modificar sua forma de pensar.
Christianne Maia é Terapeuta Cognitivo e Neuropsicóloga especializada pelo HC- FMUSP