(11) 97091-8304
(11) 4375-0687

FALANDO SOBRE DEPRESSÃO


A depressão virou assunto comum em roda de amigos e não é para menos. Pesquisas indicam que em pouco mais de 10 anos ela será a segunda doença mais comum no mundo, devendo atingir o primeiro lugar no ranking em 2030. No entanto, muitas pessoas ainda têm dificuldade em identificar que podem estar com um problema emocional e aceitar que precisam de ajuda. É bastante comum receber no consultório um paciente que sofre há anos, tentando sozinho lidar com a situação.

Todos nós nos sentimos "para baixo", de vez em quando e tal sentimento pode estar adequado ao momento que estamos vivendo. O que não é normal é que este estado de humor se torne rotineiro. Muitas vezes, você se sente desanimado, sem iniciativa ou com a sensação de que precisa de férias, pois o corpo não agüenta mais. Então, você pára por uns dias, ou faz uma viagem, mas ao retornar para sua rotina tudo permanece igual, sem graça. Você tenta encontrar o motivo da falta de motivação em vão... você pode estar com depressão.

A falta de prazer no trabalho, o desânimo para sair ou procurar amigos, a dificuldade de concentração, as perturbações no sono, os problemas de saúde constantes, são sinais de alerta. A depressão pode estar por trás de episódios de choro fácil, irritação em excesso, falta de paciência com os filhos, implicância repentina com os empregados, intolerância a falhas em geral; enfim, aquela sensação de que ultimamente nada tem dado certo na vida, ou de que você não está dando conta do recado. A ansiedade em demasia também pode evidenciar algo errado. Preocupação excessiva com situações do dia-a-dia, a sensação constante de que algo ruim poderá acontecer e a dificuldade de se concentrar e relaxar podem ser um sinal de que esta na hora de buscar ajuda.

Hoje, uma das abordagens mais indicadas ao tratamento dos transtornos de humor, como depressão e ansiedade, é a Terapia Cognitiva. É uma psicoterapia breve, focada nos problemas atuais e nas situações que estão causando sofrimento. Além de ter um tempo limitado, caracteriza-se por sessões estruturadas e tem como meta ensinar ao paciente a lidar com seus problemas; são utilizadas diversas técnicas, cientificamente comprovadas, que ajudam na mudança do humor, do pensamento e do comportamento.

Christianne Maia é Terapeuta Cognitiva e Neuropsicóloga especializada pelo HC- FMUSP